Um dia de pesquisas tremendamente produtivo.
Começo o dia aprendendo a mexer nos estilos de site do mdbook, que me parece ser uma ferramenta pouco maleável. Mdbook foi criado para gerar sites de documentação e livros, melhor não inventar. Estou satisfeito com a cara do site.
Criei uma página de contato e penso seriamente em repensar como divido meus sites - mas isso é outro projeto.
Na minha pesquisa inicial eu notei alguma confusão com relação à origem do formato de cruzadinhas mais popular no Brasil (vide imagem abaixo). Indo mais a fundo descubro que o formato popular no Brasil é o formato conhecido como sueco por muito provavelmente ter surgido por lá.
Também descubro que uma das inspirações para a criação das Palavras Cruzadas foi um jogo de salão chamado word square no qual o jogador recebia uma série de palavras e deveria organizá-las num grid de modo a deixar o grid equilibrado, ou harmonioso com a restrição de que as palavras precisam ser lidas tanto na horizontal como na vertical. É um jogo lógico e de organização, sem tanta ênfase no vocabulário ou na construção de enigmas. Segue exemplo de jogo com 4 palavras de 4 letras.
Tive um insight que julgo interessantíssimo. O formato ou estilo sueco se popularizou bastante por ter um tamanho mais previsível do que as crosswords e isso facilitava a diagramação dos jornais, motivo pelo qual se popularizou bastante. Mas este não é o insight que eu comentei a pouco, entender no que implicam os diferentes formatos é o insight.
Segundo a minha pesquisa - e experiência pessoal - as cruzadinhas em estilo sueco tendem a possuirem uma coesão menor do que as crosswords e a usarem mais palavras pequenas. A falta de simetria contribui para comunicar essa falta de coesão interna do desafio. Assim, as crosswords podem ser percebidas como mais artesanais, mais elaboradas, uma vez que muitas palavras seguem o tema da cruzadinha, que é comunicado muitas vezes por meio de respostas grandes na horizontal. O objetivo do estilo sueco é criar um desafio de conhecimentos gerais, logo não há necessariamente um tema nestes. As crosswords tem como objetivo criar um desafio em torno de um tema, e isso exige que o construtor itere sobre o desafio em busca de palavras melhores e de um desafio mais coeso, o que tem efeitos na estética do desafio também. Sintetizando:
A construção no estilo sueco é mais burocrática - visa resolver uma tarefa; Enquanto a construção de uma crossword é mais artística - quase poética.
Outro aspecto dessa diferença de design é o fato de que o construtor não é notado nas cruzadinhas de estilo sueco e é celebrado nas crosswords. Uma crossword é um statement artístico e por meio dele conhecemos um pouco da pessoa que o criou. As crosswords tem mais personalidade. Talvez por isso seja difícil encontrar cruciverbalistas brasileiros sendo entrevistados ou gente comentando como é a profissão no Brasil. Noto também que não há a distinção entre o construtor e o editor de cruzadinhas no Brasil. Parece que os poucos cruciverbalistas famosos - ou quase - eram também seus próprios editores. Acho que isso é reflexo desse aspecto burocrático que o estilo sueco traz, não é uma tarefa artística, é um objetivo a ser cumprido.
Há um cruciverbalista com alguma presença na mídia, Paulo Freixinho, mas ele é português e fora ele, não encontro mais nenhum - por ora - falando em blogs, dando entrevistas e lançando livros sobre cruzadinhas. Freixinho tem se empenhado e muito por conservar e divulgar o passatempo das Palavras Cruzadas para as novas gerações - talvez por isso ele se exponha tanto na internet.
À tarde continuei minha pesquisa e decidi ir atrás de cruciverbalistas e editores de cruzadinhas. Tive a brilhante idéia de pesquisar cruciverbalista no Linkedin. Encontro o já citado Freixinho - óbvio - e um outro sujeito que supostamente teria trabalhado como cruciverbalista no Grupo Ediouro - muitíssimo provavelmente na Revista Coquetel - mas que deixou a posição em 2011.
Dias antes eu pesquisei por cruciverbalista no youtube e tirando o Freixinho, não veio mais ninguém. Veio um cara que resolve cruzadinhas e isso me irritou mais do que deveria.
Dei uma geral na minha pesquisa, atualizei a página de timeline, a de Gente.
Descubro que a popularidade das palavras cruzadas mini começou em 2014, com NYT. Eles queriam atrair mais jogadores e muita gente nova se sentia intimidada com as cruzadinhas 15x15 e 21x21 do jornal. A solução foi criar um desafio mais enxuto que não exigisse tanto tempo do jogador, daí o formato 5x5. O Criador e Editor das cruzadinhas mini do NYT comenta esse processo de introduzir essa modalidade ultra-rápida de cruzadinhas neste artigo.
Criei um documento com links para sites que oferecem palavras cruzadas diárias. Talvez valha a pena criar uma página/site para postar o link nelas. Será que vale a pena eu fazer as palavras cruzadas e avaliá-las?
Tipo | Total | Diff |
---|---|---|
Sites | 1 | 0 |
Minis | 16 | +5 |
Médias | 4 | 0 |
Especial | 1 | 0 |