Cruzadinha.com.br

Bolsonaro Cruciverbalista

Ex-presidente é ex-cruciverbalista.


O sol nascia e eu concluia uma cruzadinha temática sobre Akira Toriyama. Mais tarde, depois do almoço, revisei a cruzadinha e publiquei no meu site. Você pode jogá-la por meio deste link.

Cruzadinha sobre Akira Toriyama

A cruzadinha do Toriyama é uma cruzadinha sueca num grid 15x15 e com uma ilustração no centro. Coloquei dois quadrados 2x2 nos cantos por conveniênvia e simetria. O nome “Akira Toriyama” possui 13 letras e esses cantos foram a solução que encontrei pro layout. O jogo começa com o tema preenchido no alto do grid.

Gostei muito desse formato. É reconhecível, novo, simétrico. É como trazer um pouco do formato americano - mais artístico - para o formato sueco - mais direto. Quero construir mais jogos com ele.


Na minha pesquisa pela história das cruzadinhas, encontro um video do Youtube Shorts no qual Bolsonaro conta do seu tempo de contribuidor no jornal O Estado de São Paulo. Ele fazia cruzadinhas para o jornal.

Oi?

Bolsonaro Cruciverbalista? Sim. Mas não só isso, ele teve 21 cruzadinhas publicadas ao todo entre 1971 e 1976.

Pesquiso mais e encontro o programa completo e transcrevo o trecho que me interessa.

Mas a pesquisa não para. Bolsonaro era entregador de jornal, entregava o Estadão em Eldorado Paulista. Teve a primeira cruzadinha publicada em 30 de SETEMBRO de 1971. Diz ele que quando tinha alguma cruzadinha sua no jornal do dia ele entregava o jornal e contava para as pessoas: “Na página tal tem um nome de eldorado Paulista”.

Mas a pesquisa não para. Bolsonaro fez alguns cursos por correspondência, e para poder estudar de maneira efetiva ele precisou aprimorar seu português, matéria que ele não se dava bem. Nessa época ele começou a fazer cruzadinhas com o objetivo de ampliar seu vocabulário. Com o tempo ele se interessou por construir jogos e passou a enviá-los com frequência para o jornal, que não pagava pelas cruzadinhas. Conta Bolsonaro que não havia um departamento de cruzadinhas, ou um editor/cruciverbalista no jornal. Os leitores criavam os jogos para entreterem uns aos outros, e para aparecerem no jornal.

Mas a pesquisa não para. Bolsonaro teria criado um dicionário de palavras cruzadas para facilitar as suas construções.

Mas a pesquisa não para. Em 2019 o Estadão presenteou Bolsonaro com um livro contendo todas as suas 21 cruzadinhas publicadas e uma emolduração da página na qual sua primeira cruzadinha apareceu em 1971, quando Bolsonaro tinha apenas 16 anos de idade.

Faço minhas as palavras de Paulo Freixinho, cruciverbalista português que, também embasbacado, cita famoso poeta, também português:

Bolsonaro já foi cruciverbalista… como dizia o saudoso Fernando Pessoa,“E esta, hem!?”


Das cruzadinhas do Bolsonaro, a minha favorita é esta logo abaixo. A primeira dica é “doçura” e no centro do grid há um desenho que lembra uma bala ou um bombonzinho. Em volta do desenho temos linhas que lembram embalagens de doces que já foram comidos. Não sei se essa foi a intenção ao criar a cruzadinha, só achei legal.

Cruzadinha do Bolsonaro

Todas as cruzadinhas do Bolsonaro estão disponíveis no acervo do Estadão, e foram compiladas neste link.


Comentando com amigos sobre essa descoberta presidencial, um deles me fala das cruzadinhas semanais do jogo Persona 5… A PESQUISA NÃO PARA.

Persona 5 cruzadinha


Fiz mais uma cruzadinha sueca 15x15 com imagem no centro, desta vez o tema foi Maurício de Sousa. Ainda falta revisar, por isso ela não conta.


Tipo Total Diff
Sites 2.5 0
Social Media 1 0
Minis 16 0
Médias 9 0
Especial 1 0
Suecas 4 +2
Caça-Palavras 91 0