Cruzadinha.com.br

SudoKen

Mais um site.


De madrugada, por volta das 2 da manhã eu desisto de dormir e decido criar alguma coisa. Me vem a idéia de criar um site para editar e jogar jogos de KenKen, uma variante do Sudoku.

Passei o dia todo criando o site que batizei de Sudoken. Estou muitíssimo satisfeito com o resultado.

Aprendi a lidar com o copilot. Tenho que ser extremamente preciso na minha linguagem. Ajuda muito planejar o site antes de sair criando. No meu caso, eu tinha 3 modos muito bem definidos:

  1. Home
  2. Editor
  3. Player

Cada modo tem suas features e comportamentos distintos, apesar de todos acontecerem no mesmo arquivo html - o que em retrospecto parece uma má idéia, mas simplifica as coisas.

Uma feature que foi difícil de explicar ao copilot foi a geração e processamento de seeds. Um seed é um código usado para criar um jogo. Qualquer jogo pode ser convertido em seed, de modo que qualquer pessoa com o seed trá acesso ao mesmo estado inicial do jogo.

O site salva algumas informações no localstorage, nada sensível, apenas índices de banners, settings e informações do jogo atual.

Uma outra feature que eu gosto muito é a geração de jogos. Inventei uns parametros - que não cabe aqui enumerar - para deixar os jogos gerados mais interessantes e ficou quase 100%. As fases criadas a mão parecem mais interessantes, mas pode ser apenas o efeito Ikea falando.


Fiz um housekeeping no tracking de coisas produzidas - deve ter um nome melhor. Percebo que eu criei, até o momento, 3.5 sites - 3 sites entregues e operacionais; 1 site abandonado (editor de cruzadinhas suecas).

Que mês produtivo!


Quando pensei no Setembro em Cruzadinhas eu jamais imaginaria que eu aprenderia sobre vibe coding durante o mês de setembro. Não estou reclamando.

Penso em criar um site para hospedar cruzadinhas e um site/app de jogos de pictograma. Talvez eu use wordpress pro site de cruzadinhas.

SudoKen, por Caio Amaral


Tipo Total Diff
Sites 3.5 +1
Social Media 1 0
Minis 16 0
Médias 9 0
Especial 1 0
Suecas 9 0
Caça-Palavras 91 0